12 outubro 2012

Bolos & Mini bolos


Que tal aproveitar o feriado para comer mais bolo?

A receita de hoje é infalível! Até quando exagero na manteiga ou esqueço do leite, ela fica uma delícia! O recheio fica por conta da sua imaginação. Geralmente uso doce de leite (feito na panela de pressão) e geleia de morango feita em casa. Todas as receitas eu encontrei no site da Casa da Chris. Só adaptei o modo de fazer.

Cupcake

7 colheres de açúcar
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo com fermento
1/2 xícara de manteiga sem sal
1 pitada de sal
algumas colheres (sopa) de leite
essência de baunilha e forminhas de papel, próprias para assar bolinhos, vendidas em casas de festas ou especializadas em ingredientes para confeitaria

O modo de fazer é bem fácil. Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até virar uma pasta. Depois, acrescente os ovos. Desligue a batedeira e junte a farinha de trigo, alternada com algumas colheres de leite e a essência de baunilha. Mexa delicadamente com uma espátula ou um fouet. E por último, o fermento e uma pitada de sal, que devem ser incorporados à massa com muita leveza. A massa fica bem bonita, e chega a parecer um creme. Despeje a massa em forminhas de papel  e leve ao forno bem quente por 20 minutos. Para que as forminhas de papel mantenham o mesmo formato enquanto assam, coloque em formas próprias de cupcake ou em forminhas metálicas de empadinhas.

Para o recheio:
Deixe os bolinhos esfriarem completamente. Depois, com uma colher de sobremesa, faça um furinho no centro de cada bolinho. Recheie com doce de leite, brigadeiro, geleia...

Para decorar:
Misture 4 claras com 16 colheres de açúcar. Em seguida, coloque as claras e o açúcar em uma panela em banho maria e misture em fogo baixíssimo até obter um creme homogêneo. Não deixe as claras cozinharem durante esse processo. Depois, despeje o conteúdo na batedeira. Só desligue a batedeira quando o suspiro estiver formando bicos, assim. Coloque o suspiro em um saco de confeitar em decore os seus bolinhos.

Aqui, a minha versão desta receita:





Nenhum comentário:

Postar um comentário