04 dezembro 2012

Maria Brigadeiro: brigadeiro de verdade!

Para ser sincera, eu nunca gostei muito de brigadeiro, sempre fui fã de beijinho. Mas eu conheci a Maria Brigadeiro e hoje não deixo nenhuma festinha sem eles. A receita que eu sigo saiu do "O livro do brigadeiro", escrito pela própria Maria Brigadeiro, Juliana Motter. Devorei o livro em uma sentada e achei a leitura super gostosa! Descobri que o brigadeiro é um autêntico doce brasileiro e era o preferido do brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência em 1945 (daí o nome).

O ateliê da autora fica em São Paulo, na Rua Capote Valente, e lá você pode experimentar muitos sabores diferentes de brigadeiro como o de limão siciliano, o de chocolate amargo, de menta, de café... Tudo uma delícia! E embalados lindamente! Os brigadeiros são bem macios e tem um aroma especial!!!



Em casa, já testei o de limão com chocolate branco, de chocolate amargo e o tradicional, que nada mais é do que:

1 lata de leite condensado
4 colheres de chocolate em pó (por favor, não use achocolatado) ou 8 colheres de raspas do seu chocolate preferido
1 colher de manteiga (não use margarina)

Leve uma panela com todos os ingredientes em fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até começar a soltar do fundo da panela (cerca de 12 minutos). Note que a massa fica escura e um pouco mais pesada. Transfira para uma vasilha untada com manteiga e deixe esfriar para fazer as bolinhas. Para o brigadeiro ficar mais gostoso, passe as bolinhas em raspas de chocolate ao invés de chocolate granulado (que não é chocolate, é confeito de açúcar). Um boa dica da Juliana é utilizar sempre a mesma panela e a mesma colher para fazer o brigadeiro e utilizar fogo baixo para não queimar e perder o ponto.


Os meus não ficam lindos como os da Juliana, mas ficam gostosos!

Um comentário:

  1. Que delícia, receita anotada e lá vou eu para a cozinha hummmmmmmm, bjcas

    ResponderExcluir